segunda-feira, 12 de novembro de 2012
Passagem de Som
Hoje falarei de mais um ponto muito importante nessa excelência: a passagem de som.
Além de proporcionar um aquecimento dos instrumentistas e um "clima" inicial necessário para eliminar o nervosismo, a agitação na qual o grupo chegou à igreja, a passagem de som proporciona ao sonoplasta tempo necessário para a equalização dos microfones e instrumentos. Nada como estes estarem desregulados para fazerem desaparecer qualquer arranjo bem feito.
Precisamos porém ter sabedoria em passar o som. O sonoplasta precisa ouvir cada instrumento separadamente, cada voz, e posteriormente ouvir todo o grupo para uma equalização final, geral. Isso se torna muito complicado quando os músicos não estão "educados". Enquanto um instrumento estiver passando o som, os outros instrumentos e as vozes devem estar em silêncio absoluto. Aproveite o momento da passagem de som de outro instrumento para verificar o seu retorno, se você quer mais ou menos daquele instrumento.
É preciso que todo o grupo esteja presente. Alguns músicos, por tocarem instrumentos não tão convencionais, acreditam não serem importantes na passagem de som. Pelo contrário, quanto mais desacostumado com o instrumento o sonoplasta estiver, mais difícil será a sua equalização. Portanto esses instrumentos são tão quanto ou até mais importantes na passagem de som que os instrumentos convencionais (guitarra, violão, bateria, teclado, baixo).
Se a passagem de som estiver marcada para meia hora antes de culto, saiba que neste horário você já deverá estar com o seu instrumento afinado, então chegue mais cedo. Tenha sabedoria em dividir o horário, a oração antes do louvor é a etapa mais importante, não deixe que a passagem de som comprometa esse período em que o grupo precisa estar diante de Deus suplicando por Sua presença e direção.
Outro ponto importante é passar o som mais real possível. Vocal tem que cantar uma das músicas e não ficar falando no microfone. Instrumentos tem que tocar com a intensidade, efeito que irão usar na hora da apresentação. Dessa forma a passagem de som é mais produtiva.
Portanto querido, preze pela excelência no louvor do Senhor. Deus não se manifestará em um louvor relaxado, mal feito. Ele tem prazer em ver seus filhos O adorando, mas conhece o nosso coração e sabe quando estamos fazendo o nosso melhor.
"Bendirei ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca". Sl 34.1
Rodrigo Lança
Ministério Além
rodrigo@ministerioalem.com
@rodrigo_lanca
Fonte: www.ministerioalem.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário